Técnicas de relaxamento

Planos de Saúde

Como as técnicas de relaxamento funcionam?

Pesquisas sugerem que a meditação pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa e reduzir o nível de hormônios do estresse.
Estudos clínicos também mostram que as técnicas de relaxamento reduzem a percepção de dor. Um estudo clínico descobriu que, entre pacientes passando por cirurgia colorretal, aqueles que ouviram a fitas de imagens mentais guiada antes, durante e depois da operação experimentaram menos dor e precisaram de menos medicamentos para a dor que aqueles que não ouviram. Outro estudo descobriu que práticas de relaxamento, como respiração profunda, relações progressivas e visualização melhoraram a resposta imunológica entre pacientes com câncer de mama.
Técnicas de relaxamento
A meditação também foi usada como parte do tratamento para estresse pós-traumático em veteranos do Vietnã e para interromper padrões de abuso de substâncias em viciados em drogas e álcool. As técnicas de relaxamento também melhoram as habilidades de enfrentamento naqueles que sofrem com enxaquecas e reduzem o estresse, assim como melhoram o humor em pacientes com câncer.
Em geral, os estudos mostram que, com prática constante, as técnicas de relaxamento podem reduzir os sintomas potencialmente ou melhorar os resultados nas seguintes condições:
- Síndrome pré-menstrual
- Dor
- Síndrome do intestino irritável
- Ansiedade
- Infertilidade
- Pressão arterial alta
- Colesterol alto
- Diabetes
- Transtornos de pânico
- Dor de cabeça tensional crônica
- Fibromialgia
- Insônia
- Psoríase
É extremamente importante que os cuidados e recomendações médicas convencionais sejam seguidos nessas condições. As técnicas de relaxamento são destinadas a complementar os cuidados médicos convencionais.